Deco alerta para falta de respostas da Volkswagen a proprietários portugueses

volkswagenCerca de três meses depois de ter sido tornada pública uma investigação nos EUA que descobriu que a Volkswagen manipulou o dispositivo das emissões poluentes em veículos a gasóleo, a maioria dos proprietários destes veículos continua à espera de resposta.

Segundo a Deco, Associação para a defesa do consumidor, tem sido notada uma diferença de tratamento entre os proprietários americanos e europeus.

O grupo Volkswagen em Portugal já comunicou que irá resolver caso a caso e contactar os donos de automóveis afetados pela falsificação dos números das emissões poluentes. No entanto a Deco quer garantir que todos os consumidores obtêm uma resposta.

Para tal a Associação para a defesa do consumidor disponibiliza um formulário no seu site em www.deco.proteste.pt

Recorde-se que a Volkswagen provocou indignação mundial quando admitiu que 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo estão equipados com os chamados dispositivos de descativação que ativam controlos de poluição durante os testes, mas automaticamente os desligam quando o carro está em condução.

Em comunicado, a marca afirma já ter disponibilizado um total de 6,5 mil milhões de dólares para fazer face a este escândalo.

Estão em causa automóveis da Volkswagen fabricados entre 2009 e 2015. Também a Audi, a Seat e a Škoda foram afetadas por este escândalo.