Prova da Taça de Portugal de Cross-Country Olympic em Avis

btt_xcoA 6ª e última Prova da Taça de Portugal de Cross-Country Olympic (XCO), realiza-se hoje e amanhã, dias 10 e 11 de Outubro, em Avis.

Organizada pelo Município de Avis, pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e pela Associação de Ciclismo de Santarém, apresenta-se integrada no calendário internacional UCI, classe 2, para as categorias de Cadetes, Juniores, Sub 23, Elites e Masters, masculinos e femininos.

A Prova, cronometrada, com partida e chegada junto ao Centro de Saúde de Avis, realizar-se-á num circuito fechado com cerca de 5 km de comprimento.

O primeiro dia deste evento desportivo, sábado, será dedicado aos treinos, que terão lugar no circuito sinalizado, entre as 10h00 e as 18h00. No domingo, dia 11, disputar-se-ão as provas em competição.

Destaque para a grande corrida de Elites e Sub-23, às 14h30, onde se antevê um aceso duelo entre os potenciais candidatos ao título de vencedor da Taça de Portugal 2015, em BTT, Ricardo Marinheiro, David Rosa e Mário Costa, nas classes masculinas, e Lúcia Crespo e Maaris Meier, nas femininas.

Paralelamente, irá ter lugar uma das maiores e mais antigas competições de BTT do País – o Circuito de BTT do Norte Alentejano.

A prova, a penúltima pontuável para a 21.a Edição deste Troféu, vai contar com a organização do Município de Avis e o apoio técnico da Associação de Ciclismo de Santarém, no âmbito da parceria levada a cabo com a Comunidade Intermunicipal do Norte Alentejano (CIMAA).

A competição, disputada nas categorias de Federados e Promoção, divididos pelos escalões de Cadetes, Juniores, Sub 23, Elites e Masters, e também na vertente de Escolas, nos escalões de Pupilos/Benjamins, Iniciados, Infantis e Juvenis irá envolver atletas, de ambos os sexos, dos 6 aos 69 anos, prontos para discutir a classificação final por categoria, num percurso de Cross Country Olímpico, com uma extensão variável, entre os 600 m e os 4,760m, consoante os escalões, que levará os participantes, por trilhos e caminhos, a descobrir os arredores desta vila histórica do Norte Alentejano.

No final serão agraciados os três primeiros atletas (masculinos e femininos), vencedores de cada escalão na classificação final (Promoção, Federados e Escolas), que receberão medalhas, em cerimónia protocolar a realizar, na presença do Senhor Presidente, do Senhor Vice-Presidente e do Senhor Vereador da Cultura, Desporto e Tempos Livres da Câmara Municipal de Avis, após a jornada desportiva.