ÉVORA: Tempo para a Saúde Mental

SaudeMental10Out2015

O Teatro Garcia de Resende acolhe no próximo dia 10 de outubro, pelas 21:30, a peça de teatro “O Rei da Triste Figura”, pelo Grupo de Teatro Terapêutico do Centro Hospitalar Conde de Ferreira, da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Este espetáculo integra as atividades realizadas em Évora no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, promovido pelo programa Nacional para a Saúde Mental, da Direção-Geral de Saúde, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Évora.
A peça “O Rei da Triste Figura” foi construída a partir de uma adaptação do texto “Le Bourgeois Gentilhomme” de Molière e a história conta as desventuras de um rei que sofre um golpe de Estado, perpetrado pelo seu próprio irmão, que pretende usurpar o trono. As situações e peripécias engendradas pelo irmão do rei são o motor da própria ação. Trata-se de uma peça cómica de época, situando a ação no século XVII, em que a construção retórica do texto e o luxo e requinte do guarda-roupa constituem premissas de interesse, quer para o público, quer para os próprios utentes, que assim tem oportunidade de recriar uma atmosfera própria de tempos antigos.
“O Rei da Triste Figura” é interpretado por utentes do grupo de teatro do Centro Hospitalar Conde Ferreira e funcionários da mesma instituição, sendo a própria apresentação uma mais-valia importante no seu processo terapêutico e reabilitativo.
O espetáculo é de entrada livre, mediante o levantamento do ingresso na bilheteira do Teatro Garcia de Resende, no dia 10 de outubro, a partir das 18:00 e até ao início do espetáculo, e limitado à lotação da sala.
O Dia Mundial da Saúde Mental será também assinalado pela realização do colóquio “Dignidade na Saúde Mental”, no Teatro Garcia de Resende, no sábado, entre as 9:30 e as 18:30, (Inscrições em: http://www.dgs.pt/formularios-cp/inscricoes-em-eventos.aspx) e pela 2ª Caminhada pela Saúde Mental, com início às 9:00, com partida junto sede da Metalentejo, que é a entidade promotora.
Dia 10 de outubro (sábado)
21:30 – Teatro “O Rei da Triste Figura”
Pelo Grupo de Teatro Terapêutico do Centro Hospitalar Conde de Ferreira
Santa casa da Misericórdia do Porto
Local: Teatro Garcia de Resende
Nota: entrada livre, mediante o levantamento do ingresso na bilheteira do Teatro Garcia de Resende no dia 10 de outubro, e limitado à lotação da sala.
Org: Direção Geral de Saúde

Informações Adicionais: Org: Direção Geral de Saúde; Câmara Municipal de Évora; Metalentejo