Feira de São Mateus em Elvas começa esta sexta-feira

nuno_mocinhaA Feira de São Mateus tem início já na próxima sexta-feira dia 18, em Elvas, embora o programa religioso abra no domingo, dia 20, com a Procissão dos Pendões.

Na edição de hoje da “Conversa em Dia”, Nuno Mocinha (na foto), presidente da Câmara Municipal de Elvas, apresenta o programa da autarquia para a edição deste ano.

Ouvir aqui Conversa em Dia

Ao longo dos últimos anos, tem-se falado na questão da concessão do Parque da Piedade mudar para as mãos da Câmara Municipal de Elvas. Caso venha a acontecer, Nuno Mocinha garante: “enquanto eu for responsável pela Câmara Municipal, vou manter sempre o São Mateus tal e qual como ele é, em termos das coisas que lá se praticam. É evidente que tem de se melhorar as acessibilidades e as condições que as pessoas têm para andar no recinto e as casas de banho; ou seja, há um conjunto de infraestruturas que tem de ser melhorado”.

Este ano, houve algumas mudanças naquilo que é a organização da autarquia, tais como a criação de um espaço, junto à Fonte da Fé, em frente ao Santuário,  que vai acolher os stands institucionais e o artesanato local, com animação. “Depois, temos aquilo que chamamos o palco principal, que fica ao fundo do recinto do Parque da Piedade”, explica o autarca. “Nós temos um conjunto de programação, em termos de espetáculos, que desde o dia 18, 19, 20 e 21, que é diversificado e a entrada nos espetáculos dentro destes dias é completamente gratuita. A partir de terça-feira (dia 22) e até sábado, vai haver um conjunto de espetáculos que, aí sim, vão ser pagos”.

O autarca revela o porquê da implementação de entradas pagas este ano, apenas para o palco principal: “a câmara municipal é uma entidade pública; o dinheiro que está na câmara é de todos nós e, sendo de todos, não me parece correto que para ver determinados artistas se esteja a pagar com dinheiros públicos. Pelo menos que se vá pedindo uma comparticipação a quem todos os dias nos pede esses artistas”.

Os bilhetes diários e as pulseiras já estão à venda no Posto de Turismo de Elvas. O São Mateus tem início no dia 18, sexta-feira, a parte religiosa abre com a Procissão dos Pendões, na tarde de domingo dia 20, e termina a 27, no domingo seguinte.