Programa Retomar com nova data de candidatura

Programa-Retomar-novo_prazoO Ministério da Educação e Ciência vai prolongar até dia 10 de outubro o prazo de candidatura ao Programa Retomar.

O prolongamento do período de candidaturas foi solicitado pelos estudantes ao Governo, há cerca de duas semanas, em carta aberta.

Daniel Monteiro, presidente da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico, justifica que “o número de candidaturas apresentadas, até há bem pouco tempo, era idêntico ao do ano passado o que quer dizer que estavam aquém das expetativas do Governo e das Associações Académicas”.

“Essa fraca adesão dos estudantes ao programa prende-se com a fraca divulgação realizada e quer dizer que as medidas não chegaram aos interessados”, sublinhou.

Daniel Monteiro considera que este programa “é viável. Acima de tudo é essencial o empenhamento das instituições e do Governo para a divulgação do programa. Obviamente que para o futuro, é importante que se continue a apostar neste programa que está incluído no Garantia Jovem, proveniente de fundos comunitários”.

O programa Retomar visa proporcionar a todos os jovens com menos de 30 anos de idade uma oportunidade de educação e formação, estágio ou emprego, no prazo de 4 meses após ficarem desempregados ou terem saído do sistema educativo e formativo.

A bolsa Retomar tem um valor de 1200 anuais pagos ao aluno numa prestação única e um apoio à graduação, pago à instituição de Ensino Superior, no valor anual de 300 euros.