Santarém recebe projecto “Verão in Santarém… É um espanto!”

verao_in_strO município de Santarém irá receber no centro histórico da cidade algumas iniciativas culturais e de actividade física.

Esta ideia surgiu no âmbito do recém-criado projecto “Proj In Str (santarém)”, cuja primeira iniciativa designada “Verão in Santarém… É um espanto!”  irá acontecer durante os meses de Julho, Agosto e Setembro.

A parceria a nível cultural envolve dezenas de entidades, entre associações, instituições como o Politécnico, o Conservatório e a Diocese de Santarém e particulares visando o desenvolvimento de uma programação cultural diversificada e a apresentar no seu centro histórico.

O acordo, que vai vigorar durante três anos, visa criar uma rede de entidades públicas, privadas e associativas que contribuam para a afirmação de Santarém como cidade de cultura, estimulando a complementaridade e interacção entre os agentes culturais, os agentes económicos e o turismo, sendoque ao município cabe liderar o projecto e procurar garantir as condições logísticas essenciais à realização das iniciativas, bem como instruir e organizar tecnicamente candidaturas desses parceiros a financiamentos.

O projecto envolve ainda um acordo entre a Câmara de Santarém e várias agências imobiliárias que operam na cidade, no sentido de se realizarem actividades culturais em lojas e escritórios devolutos no centro histórico da cidade durante o Verão de 2015.

No campo da actividade física, os ginásios que assinaram o acordo ficam incumbidos de desenvolver “aulas abertas” destinadas à população em geral, nas suas diferentes faixas etárias, com periodicidade quinzenal, durante o período em que decorrer o projecto.