C.M. de Montemor e APORMOR apresentam Feira da Luz/Expomor

apresentaao_feira_luzA Câmara Municipal de Montemor-o-Novo apresentou ontem, juntamente com a APORMOR, em conferência de imprensa, os destaques para a Feira da Luz/Expomor 2015.

 

A Feira da Luz decorre de 2 a 7 de Setembro.

 

Hortênsia Menino, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo apresentou os artistas que irão subir ao palco principal, sendo eles Pedro Abrunhosa & Comité Caviar, no dia 2, e no dia 3 haverá actuação de Terrakota.

Para o dia 4, Ricardo Ribeiro irá actuar, com um espectáculo de fado. No dia que se segue, O Rancho Folclórico do Ciborro com alguns convidados irão subir ao palco, a fim de tornar uma das noites da Feira dedicada ao folclore. Já no dia 6, haverá um espectáculo musical criado pelos GNR e Banda da Sociedade Carlista.

Para finalizar a Feira da Luz em espectáculos musicais está marcado um concerto de Carlão, para o dia 7.


No palco secundário, no dia 2, haverá um concerto com Moenga Blues. No dia seguinte, dia 3, irão subir ao palco os montemorenses The Groove e Pura Mob Keys, e para dia 4 concerto com Peña Kalimotxo. No sábado a partir das 24 horas, espectáculo musical com Frankie Chavez, e no último dia de festas subirá ao palco secundário, Capicua.


À excepção do espectáculo com Frankie Chavez, no dia 5, todos estes espectáculos terão início pelas 23h30.apre_feira_luz_3


A Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino, contou à RNA que a autarquia sempre deu primazia às parcerias e defende que “se possa reforçar uma iniciativa que queremos que tenha cada vez maior projecção.”

 

 

No que toca à área económica, para além dos expositores há ainda um novo espaço intitulado “Espaço Inovação”, promovido em parceria com o Núcleo Empresarial da Região de Évora, o NERE.

Nestes expositores irão estar centros de investigação, empresas e também empreendedores que irão apresentar os seus produtos e serviços. Este espaço visa demonstrar que é possível que se inove em Micro e Pequenas empresas.

 

A C.M. de Montemor-o-Novo desenvolveu então uma parceria com a APORMOR, que celebrou 25 anos de existência, cujo espaço na Feira é dedicado a leilões e concursos de gado.

 

Joaquim Capoulas, Presidente da APORMOR afirma que a Feira da Luz se “dinamiza cada vez mais” e faz referência a  questões de investimento em algumas áreas alegando que a “parte agrícola e pecuária assumem particular relevância no desenvolvimento de uma região”.

 

 

O Presidente da APORMOR refere que estarão muitos animais expostos na Feira, por volta de 1.500, “o que a torna ímpar neste sector de desenvolvimento”.

 

No recinto da APORMOR, irão realizar-se exposições de gado, bem como concursos, e ainda alguns colóquios e debates acerca da sector agrícola e agropecuário.


Há ainda destaque para a Feira Tradicional, com o espaço para feirantes, parques com insufláveis dirigidos aos mais pequenos, módulos de empresas e associações, restaurantes e ainda tasquinhas.

A zona descoberta da feira terá Exposição Automóvel e espaços de venda de bebidas.

 

No pavilhão de exposições, haverá lugar a uma exposição sobre o desporto no concelho intitulada “100 Anos do Desporto no Concelho” durante o decorrer da Feira da Luz.

 

As freguesias do concelho, como é já hábito, terão o seu espaço de representação institucional.

 

No espaço do Centro de Animação Sócio-Educativo “Oficina da Criança” no toldo do Palco Principal, haverá a exposição “Viver o Montado”, com trabalhos que foram desenvolvidos com os jardins de infância do concelho e as escolas.

 

Brincafeira e o espaço Brincafeira são destinados aos mais pequenos e haverá também a Feira do Livro.

 

apresentaao_feira_luz_4Salienta-se ainda o espaço Artesanato, dinamizado pela Associação “A Ciranda” e que conta com 20 artesãos participantes, com workshops e música.

 

A Feira da Luz proporciona, para além da oportunidade de negócio e investimentos, um diversificado programa que inclui espetáculos, exposições culturais e pecuárias, feira tradicional, actividades económicas e agrícolas, iniciativas de carácter desportivo, recreativo e cultural, feira do livro, concursos, artesanato, ateliers, entre outros.