Feira do Chocalho abre as portas hoje em Alcáçovas

cartaz_feira_do_chocalho_2015_1juntosAlcáçovas volta a estar em festa a partir de hoje e até domingo, dia 26, com mais uma edição da Feira do Chocalho organizada pelo município de Viana do Alentejo em parceria com a Junta de Freguesia de Alcáçovas.

Este ano a feira apresenta algumas novidades e está dividida em três grandes áreas temáticas: arte chocalheira com uma rua dedicada ao chocalho; arte equestre com a instalação de um picadeiro no centro da feira e ainda a arte tauromáquica com um conjunto de eventos tauromáquicos.

No âmbito da candidatura do fabrico do chocalho à Lista de Património Cultural Imaterial, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas promovem hoje, sexta-feira, o I Colóquio Internacional “Paisagens Sonoras”, com a presença de alguns dos maiores especialistas nacionais e estrangeiros no fabrico, na história e no folclore associado às artes dos sinos, das campainhas e dos chocalhos.

O colóquio vai decorrer na Casa Santos Murteira, a partir das 10h00.

Em termos musicais irão passar pelo palco principal os fadistas José Gonçalez, Joana Amendoeira e Filipa Cardoso, no sábado, a partir das 22h30. Haverá ainda cante alentejano, Cavaquinhos do Alentejo, a Banda da Sociedade União Alcaçovense, “Os Alentejanos de Serpa” e ainda o Grupo de Cantares Populares Seara Nova.

A Associação Tauromáquica Alcaçovense voltará a promover um leque de atividades equestres no decorrer da feira – variedades taurinas, garraiada e o II Passeio a Cavalo “Miguel Grave” e ainda o espetáculo “Equestrian Emotions”, no domingo, pelas 22h00.

O Summer Spot, um espaço dinamizado pela Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense que desperta grande interesse entre os jovens, voltará a animar noite dentro com destaque para MastikSoul, no sábado, a partir da 1h00 da manhã.