EUROACE reforça relação com Universidades

Antonio_DiebAntónio Dieb, tomou posse como presidente da Euro Região Alentejo, Centro e Extremadura (EUROACE), em novembro de 2014.

Passados seis meses da tomada de posse, António Dieb revela: “não estamos preocupados em inventar a roda, estamos preocupados de facto em pegar naquilo que são os instrumentos que estão disponíveis através do novo programa de cooperação transfronteiriço, não são recursos financeiros muito vultuosos mas são significativos, mas acima de tudo o que queremos nestes dois anos, 2015 e 2016, é uma maior abertura de portas.

As instituições não podem estar fechadas em si mesmas, realizando o melhor possível o seu trabalho e chegar ao fim e sentirem-se satisfeitas, a justificarem-se a si mesmas: o trabalho que temos que fazer é de portas abertas, envolver as comunidades”.

Este início de mandato “tem sido o ano ainda de habituação, de estabelecer contactos, de mudar algumas daquelas que são as perspectivas do trabalho prático”, refere o presidente da EUROACE.

António Dieb garante que a instituição vai reforçar a relação com as universidades. “Em termos de produção de conhecimento vamos reforçar muito a colaboração com as universidades, dentro dos próximos dois meses será possível começar já a anunciar um conjunto de trabalhos técnico científicos muito concisos em termos de dotar as instituições e de ter a posibilidade de definir instrumentos cientificamente fundamentados, instrumentos muito claros para intervir no território, e portanto é este o nosso esforço, não é pensar de uma forma sobredimensionada, é pensar de uma forma muito focada na pessoa, no detalhe e na comunidade”, assegura António Dieb.

A euro região EUROACE é um agrupamento integrado pelas regiões do Alentejo e Centro de Portugal, por um lado, e a Comunidade Autónoma da Extremadura.