1.º Simpósio de Arqueologia Virtual na Conversa em Dia

Sira_CamachoEntre 6 e 10 de maio a cidade de Montemor-o-Novo vai ser palco do 1.º Simpósio de Arqueologia Virtual, que irá juntar especialistas da área, nas diversas vertentes e de vários pontos da Península Ibérica.

Esta iniciativa conta com organização da câmara municipal de Montemor-o-Novo, em conjunto com diversas associações e instituições do concelho e assinala o primeiro aniversário da plataforma Morbase.

Ouvir aqui Conversa em Dia

O simpósio tem início no dia 6 de maio com a realização de um workshop de modelação 3D, para profissionais de arqueologia, património, museologia, conservação e restauro, ilustração e design gráfico. Esta atividade decorre de uma parceria com a Associação Cultural das Oficinas do Convento e vai decorrer no espaço do Convento de S. Francisco, em Montemor-o-Novo.

Os dias 7 e 8 de maio destinam-se apenas aos conferencistas participantes no simpósio. Nestes dois dias irá decorrer uma maratona de virtualização, que irá permitir aos participantes modelar em conjunto, inspirados pela cidade e pela sua história.

O dia 9 vai ser aberto à participação do público em geral. Durante este dia decorre um conjunto de conferências no auditório da União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras. Os interessados em participar devem efetuar pré-inscrição até ao dia 6 de maio, através do e-mail geral@montemorbase.com.

No dia 10 de maio, dia de encerramento do simpósio vão ser apresentados ao público, os trabalhos desenvolvidos durante a maratona de virtualização. A apresentação vai ter lugar no Convento de S. Domingos, em Montemor-o-Novo.

O 1.º Simpósio de Arqueologia Virtual constitui-se como uma oportunidade para os profissionais da área se juntarem e trocarem perspetivas, construírem e modelarem em conjunto e ao mesmo tempo mostrarem ao público os seus avanços nesta nova área científica da Arqueologia.