28.º Aniversário do Coral de São Domingos na Conversa em Dia

Joao_LuisO Grupo Coral de São Domingos de Montemor-o-Novo completa em 2015 28 anos de existência. A 7 de janeiro de 1987 o coral reuniu-se e ensaiou pela primeira vez.

Passados 28 anos o balanço é positivo de acordo com o Maestro, João Luís Nabo (na foto). “O Coral de São Domingos tem tido uma carreira muito positiva, sempre com enorme empenho dos cantores, das direções que têm estado à frente dos destinos do coro, sempre uma enorme articulação entre as direções e o maestro, entre os cantores e o maestro. Há de facto um espírito de equipa muito grande”, afirma João Luís Nabo.

Ouvir aqui Conversa em Dia

O maestro recorda que “há 28 anos tivemos algumas dificuldade (…) na nossa implementação (…) tivemos dificuldade inclusivamente em recrutar vozes masculinas para o coro. Com a nossa primeira apresentação pública as coisas tornaram-se mais fáceis”. O responsável considera que nos dias de hoje há uma maior abertura do público para a música coral e sublinha que o Coral de São Domingos “ajudou a criar um novo público que não existia em Montemor, que é o público para concertos corais”.

Este sábado, 11 de abril realiza-se o concerto comemorativo do 28.º aniversário. Vai ser na Igreja da Misericórdia de Montemor-o-Novo e vai contar com a participação do Orfeão de Portalegre. O Coral de São Domingos “vai fazer o seu repertório misto como é habitual, peças de várias épocas, de várias escolas, de vários compositores”, o Orfeão de Portalegre “vai trazer um repertório bastante diversificado, mas onde sobressaem peças de compositores contemporâneos e de música ligeira contemporânea”.

O concerto dos 28 anos do Coral de São Domingos integra a programação do Ciclo da Primavera, ciclo de animação cultural promovido pelo município de Montemor-o-Novo.