Conversa em Dia com a técnica de contabilidade Cristina Gama

IndezJob_CristinaGamaIRS1Decorre até 31 de março a primeira fase de entrega do IRS, em papel. Em abril, a entrega pode ser submetida pela Internet. A segunda fase desenrola-se em abril e maio. Este é o tema para a edição de hoje da “Conversa em Dia”, com a técnica de contabilidade Cristina Gama (na foto, à direita).

De acordo com Cristina Gama, “as regras e os prazos para fazer a entrega do IRS que se encontravam em vigor, no ano passado, mantêm-se”. Em relação às deduções, a contabilista garante que “os valores geram sempre alguma confusão”.

Ouvir aqui Conversa em Dia

“Na saúde, a pessoa pode abater dez por cento das importâncias despendidas num limite de 838,44 euros; temos as despesas de saúde com 23 por cento, desde que acompanhadas com receita médica, que podem abater dez por cento, mas num limite de 65 euros”, explica Cristina. “Nas despesas de educação, pode-se abater 30 por cento, com um limite de 760 euros, em caso de despesas de formação profissional”.

Para quem faz o IRS pela primeira vez e o pretende fazer pela Internet, tem de fazer o pedido de uma senha para aceder ao Portal das Finanças.