Fluviário de Mora comemora amanhã 8 anos

Luis_simaoO Fluviário de Mora assinala este ano o seu 8º aniversário.

A 21 de Março de 2007 era inaugurado o primeiro grande aquário de água doce da Europa, um equipamento único em Portugal, de natureza científica, cultural e de lazer.

Este espaço pretende recriar o universo aquático numa vertente educativa e ambiental.

Luís Simão Matos presidente da Câmara Municipal de Mora, entidade gestora do Fluviário, fez à RNA uma visita guiada pelo espaço.

Ouvir aqui Conversa em Dia

Com um grande conjunto de exposições de animais pretende-se dar a percepção da importância da biodiversidade e da riqueza ecológica associada, através de programas de conservação da natureza.

No entanto, e de acordo com o Presidente da Autarquia, gerir o orçamento de um espaço como estes, não é fácil já que “só em electricidade estamos a falar de gastos de cerca de 9.000€ por mês, estamos a falar de 12 postos de trabalho directos, mais a vigilância e limpeza que estão adjudicados a outras empresas”.

Apesar de até ao momento mais de 700 mil pessoas terem passado pelo Fluviário de Mora, houve altos e baixos. Ainda assim, de acordo com Luís simão Matos, com  “balanço positivo” já que para além das visitas ao Fluviário, o espaço permitiu a criação de novos postos de trabalho e a fixação de pessoas no concelho.