Dia da Mulher: Entrevista com Fernanda Baptista

fernanda_batista_2Ontem foi Dia Internacional da Mulher e para assinalar esta data, a Rádio Nova Antena transmite uma grande entrevista com a montemorense Fernanda Baptista, que tem um percurso cheio de histórias, que passam por Montemor, pelo norte, por Lisboa e pela ilha da Madeira.

É professora aposentada. Nasceu a 28 de março de 1947, em Montemor-o-Novo, na Rua Poço do Paço.

Foi a cara da Cercimor durante muitos anos e muitos a conhecem e conheceram nessa vertente de directora da Cercimor, lugar que ocupou durante 23 anos.

Conversámos na Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo onde, com o seu habitual sorriso, nos recebeu.

Ouvir aqui a Entrevista

Fernanda Baptista despertou bastante cedo para a intervenção cívica na sociedade. Explicou como surgiu esse despertar pela preocupação de ajudar os outros.

Teve uma grande influência do pai, que era bombeiro, que de alguma forma a influenciou a formar aos 20 anos o primeiro corpo feminino dos Bombeiros de Montemor. Algo que a marcou para a vida, e também um pouco relacionada com a ação dos Bombeiros, foi a morte de José Adelino dos Santos.

Regressou a Montemor em 1976, por amor, e aí começa outra vertente na sua vida, a Cercimor!

Fernanda Baptista foi deputada na Assembleia Municipal e Presidente da Assembleia Municipal…diz que viveu essa experiência com muitas lacunas!