Livro “Bicharada & Ervas das 4 cidades” apresentado em Montemor-o-Novo

bichos__ervas_das_4_cidadesFoi apresentado hoje ao final da tarde na Escola Secundária de Montemor-o-Novo, o livro “Bicharada & Ervas das 4 cidades”, resultado de uma ação educativa inserida no projeto “À Descoberta das 4 cidades”, que envolve as quatro cidades geminadas de Montemor-o-Novo, Marinha Grande, Fundão e Vila Real de Santo António.

A sessão de lançamento do livro foi presidida pela Diretora do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, Idalina Bento e contou com intervenções do vice-presidente e vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, João Marques e do presidente da União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras, António Danado. A apresentação em powerpoint do livro esteve a cargo da técnica superior da Câmara Municipal na área da educação, Ana Paula Ribeiro. No final foram distribuídos exemplares do livro aos participantes presentes na sessão de apresentação.

Veja aqui a Foto Reportagem

A ação educativa “À Descoberta da Fauna e Flora das 4 cidades” arrancou em 2010, com a comemoração do Ano Internacional da Biodiversidade e desenrolou-se ao longo de quatro anos com a colaboração das autarquias e comunidades escolares das cidades envolvidas.

Em Montemor-o-Novo participaram no projeto quatro escolas: a Escola Básica n.º 2, a Escola Básica de S. Mateus, Escola Básica do Ciborro e Escola Básica de S. Cristóvão.apresentacao_livro_4_cidades

Os intervenientes no projeto identificaram no concelho áreas naturais protegidas de interesse ambiental, e pesquisaram sobre a sua fauna e flora, registaram práticas, saberes-fazeres, crenças e expressões orais resultantes das relações entre o homem e a natureza, desenvolveram dinâmicas de exploração da natureza e pequenos projetos experimentais (herbários, viveiros, hortas) e exploraram a criatividade e a expressão artística no tratamento dos conteúdos recolhidos.

O livro “Bicharada & Ervas das 4 cidades” vai estar disponível para venda nos vários postos municipais.