Vila de Canha assinalou 843.º aniversário do primeiro Foral

Dia_da_Vila_de_CanhaNo passado sábado, dia 14 de Fevereiro, a Vila de Canha assinalou os 843 anos do seu primeiro Foral com uma sessão comemorativa de homenagem e exaltação da Vila e da sua população, organizada pela Comissão Comemorativa do Dia da Vila de Canha, no Salão da Santa Casa da Misericórdia de Canha. A cerimónia contou com inúmeros convidados, autarcas, entidades oficiais, fregueses e amigos da vila de Canha.

Para além dos momentos musicais proporcionados pela Banda Filarmónica da Escola de Música da Casa do Povo de Canha, o Dia da Vila de Canha contou com a exibição de um vídeo com entrevistas realizadas a fregueses que recordaram Canha de outrora. O momento alto da cerimónia foi, sem dúvida, a homenagem a Ana Henriqueta Martins, diretora da Casa do Povo de Canha.

Recorde-se, que a Freguesia de Canha é a mais antiga localidade do concelho do Montijo. A sua primeira Carta de Foral foi outorgada em 1172 por D. Afonso Henriques, da qual só há menções no seu segundo foral de 1235, de D. Paio Peres Correia. Possuiu autonomia administrativa enquanto sede de concelho do mesmo nome até 1838, data em que passou a fazer parte do concelho de Aldeia Galega, atualmente Montijo.