13.ª edição do FIKE realiza-se na segunda semana de junho

FIKEEstão abertas as inscrições para o 13.º Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora (FIKE), que este ano se irá realizar na segunda semana de junho, nas cidades de Évora e Beja.

O evento é promovido pela Sociedade Operária de Instrução e Recreio Joaquim António de Aguiar e pelo Cineclube da Universidade de Évora, em parceria com as associações Estação Imagem e Lêndeas d’Encantar.

Podem ser candidatas ao festival curtas-metragens de ficção, animação ou documentário, até 40 minutos de duração e que tenham sido produzidas ou lançadas desde 1 de janeiro de 2013. 

As inscrições, cujo prazo termina a 9 de março, são gratuitas, não existindo restrições quanto ao número de obras inscritas por realizador. No entanto, todas as películas têm de estar legendadas em inglês. 

Os filmes escolhidos concorrem aos prémios nas categorias de Melhor Ficção, Melhor Documentário – Prémio FIKE / Estação Imagem, Melhor Animação, Melhor Argumento, Melhor Fotografia e Melhor Representação. Já a melhor curta-metragem, decidida pelo júri da Federação Internacional de Cineclubes, será galardoada com o Prémio Don Quixote.