Sines promove Programa de Educação Ambiental nas escolas

programa_de_educacao_ambientel_sinesO Programa de Educação Ambiental (PEA) para o ano letivo 2014/2015, destinado à comunidade escolar de Sines, já foi lançado. Promovido pela Câmara Municipal de Sines, o PEA pretende despertar as consciências dos mais jovens para a importância da preservação do meio ambiente e poupança dos nossos recursos.

O programa, destinado a mais de 800 alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo, aposta num conjunto sistematizado de iniciativas nas escolas, nomeadamente visitas de estudo, ateliês e visualização de conteúdos multimédia, coordenadas por técnicos da autarquia em colaboração com os docentes.

O objetivo é dotar alunos, professores e restante comunidade educativa de um conjunto de conhecimentos e ferramentas que lhes permita intervir diretamente na construção de uma sociedade e de um ambiente mais sustentáveis e perpetuar esses comportamentos nas gerações futuras.

“A escola é um espaço de formação e aprendizagem por excelência, onde os alunos assimilam os valores efetivos da sociedade. É neste contexto que a educação ambiental contribui, de forma decisiva, para a formação de cidadãos responsáveis e dotados de espírito crítico”, explica Filipa Faria, vereadora com o pelouro do ambiente na Câmara Municipal de Sines.