O Festival Músicas do Mundo de Sines (FMM Sines) anunciou os primeiros nomes para a 17.ª edição que decorrerá de 17 a 25 de julho, em Sines e em Porto Covo.
Os primeiros cinco artistas conhecidos para a edição deste ano vêm de África.
Um deles é o saxofonista nigeriano Orlando Julius (acompanhado de The Heliocentrics), que foi pioneiro na fusão da música tradicional africana com a soul e o R&B norte-americano, e do conterrâneo Dele Sosimi, com a Afrobeat Orchestra, que esteve em Portugal em 2008.
Do Mali são esperados os tocadores de kora Toumani Diabaté e Sidiki Diabaté, pai e filho que atuam esta semana em Lisboa, na Culturgest, assim como em estreia em Portugal os Songhoy Blues, grupo formado por quatro jovens músicos, influenciados pelo legado de Ali Farka Touré e Baba Salah e marcados pelo cenário de conflito no país. Editam este mês o primeiro álbum, Music in Exile.
Ao cartaz junta-se ainda o músico Peter Solo, nascido no Togo, no seio da trio Guin, radicado em França, onde criou o grupo Vaudou Game, assim como os Ibibio Sound Machine, coletivo de oito músicos de Londres, liderados pela cantora de sangue nigeriano Eno Williams, que editou no ano passado o disco de estreia, homónimo, marcado pela conjugação de gospel, soul e disco.