Coruche: Largo da Lamarosa em discussão pública

apresentacao_estudo_de_Intervencao_Paisagistica_lamarosaFoi apresentado publicamente no passado dia 24 de Janeiro, o estudo de Intervenção Paisagística no Largo de S. José, Rua de Coruche e Rua Padre Luís Nunes Antunes, na freguesia de S. José da Lamarosa, em Coruche.

Com este projeto pretende-se redesenhar todo o núcleo central da localidade assim como as ruas adjacentes, estando projetadas intervenções nas infraestruturas, nomeadamente nas redes pluviais, de saneamento, redes de energia e iluminação pública. Propostas mais adequadas ao novo projeto que dá também especial e particular atenção ao reordenamento da estrutura viária, espaços de estacionamento, redimensionamento e rebaixamento de passeios, permitindo um maior equilíbrio entre peões e veículos automóveis. Nesta proposta estará sempre subjacente a melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade, no âmbito do Plano Municipal de Acessibilidade para Todos em desenvolvimento pela Câmara Municipal de Coruche.

Nas propostas para a plataforma central da praça está previsto também o enquadramento de novas peças de mobiliário urbano e de espaços arborizados que irão favorecer a permanência dos utentes deste largo e dar um novo colorido ao mesmo.

Em suma, dar melhores condições para que esta zona, como espaço público, como “centro vital” da Lamarosa, possa desenvolver todas as atividades de lazer, cerimónias religiosas, atividades associadas ao comércio (feiras ocasionais), festas do normal calendário festivo da freguesia, provas desportivas, ou outras que possam usufruir deste espaço comum.

A apresentação pública foi muito participada, tendo a população levantado diversas questões práticas do seu dia à dia, nomeadamente relativas ao estacionamento, sentidos de trânsito, instalações sanitárias públicas e à manutenção de alguns elementos arquitetónicos que fazem parte das referências culturais da freguesia como o Coreto que está neste momento localizado na parte central deste espaço.

A empresa responsável pelo projeto é a Carlos Almeida Marques, Arquitetura e Urbanismo Lda., sendo o valor estimado para a obra nesta fase, de 393.200,00 euros.