Combustíveis voltam a subir esta segunda-feira

combustivel2O preço dos combustíveis subiu hoje, ao contrário do que tem acontecido nas últimas dez semanas consecutivas. O aumento estende-se à gasolina e ao gasóleo, que passam a custar mais um a 1,5 cêntimos por litro. A recuperação do preço do barril de petróleo nos mercados internacionais, a par da desvalorização do euro nas últimas semanas, são os responsáveis por este aumento.

Dezembro de 2014 ficou marcado por um aumento de 10% do consumo de gasóleo e representa o maior consumo mensal dos últimos três anos.

O consumo de gasóleo em Portugal disparou 10% em Dezembro quando comparado com igual período do ano anterior. De acordo com os dados da Entidade Nacional do Mercado de Combustíveis (ENMC) foram comercializadas 430,5 mil toneladas de gasóleo em Portugal.

Este aumento é o mais expressivo dos últimos três anos e coincide com a descida dos preços dos combustíveis e antecedeu o aumento da carga fiscal que entrou em vigor no início de 2015, mais concretamente a partir de 1 de Janeiro. Recorde-se que o preço do petróleo tem vindo a cair desde Novembro, tendo mesmo atingindo mínimos de 2009. O consumo da gasolina aumentou também em 3,8% durante o último mês do ano para 100 mil toneladas.