Os preços das telecomunicações sobem em 2015.
Os operadores aumentaram os preços da televisão, telefone, telemóvel e Internet, apesar da moderada inflação prevista pelo Banco de Portugal para 2015. Assim sendo, e de acordo com a Deco-Associação para a defesa do consumidor, os utilizadores deverão preparar-se para pagar entre 1 a 2,50 a mais por mês. A partir de 2015, mudar de tarifário dentro do mesmo operador também será mais caro.
Também a Deco informa que as Taxas Anuais de Encargos Efetivas Globais (TAEG) no crédito ao consumo estão limitadas desde 2010, sendo que os limites são revistos a cada três meses.
De janeiro a março, as TAEGs máximas não podem ultrapassar entre 5,6% e 20,4%, consoante o tipo de crédito. Uma vez mais, estes valores registam uma ligeira descida em relação aos do trimestre anterior.
Mais pormenores por Mara Constantino, jurista da delegação de Évora da Deco.