Évora: Serviço de Cardiologia do Hospital do Espírito Santo assinalou 25 anos

aniversario_cardiologia_HESEO Serviço de Cardiologia do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), EPE assinalou na passada segunda-feira, 12 de janeiro, o seu 25.º aniversário.

A celebração contou com a presença de vários profissionais de saúde, não só do serviço de cardiologia mas também de outros serviços do HESE, que não quiseram deixar de prestar homenagem a todos os que, ao longo de 25 anos, construíram aquele serviço.

O serviço de Cardiologia conta desde dezembro de 2012 com uma Unidade de Angiografia Digital e Cardiologia de Intervenção (UADCI), interna anualmente mais de mil doentes e na consulta externa são observados mais de 8 mil doentes.

São ainda efetuados anualmente milhares de exames complementares de diagnóstico.

Em 2013 iniciou-se a atividade com ressonância magnética cardíaca com a realização de 120 exames e realizaram-se 1860 ecocardiogramas. Implantaram-se 234 pacemakers definitivos e iniciou-se a atividade sistemática de outros equipamentos – cardioversores- desfibrilhadores e ressincronizadores.aniversario_cardiologia_HESE1

Na UADCI efectuaram-se em 2013, 1063 Cateterismos Cardíacos de Diagnóstico, cerca de 500 angioplastias coronárias e 127 angioplastias primárias. Em 2014 o número de angioplastias primárias aumentou para 157.