Conversa em Dia com a Dietista Margarida Gala

Margarida_GalaA alimentação incorreta é a principal responsável pelos anos de vida saudáveis perdidos antes do tempo. Dados do relatório “Portugal – Alimentação Saudável em números 2014 “ apontam para que 50% dos adultos em Portugal sofre de excesso de peso.

Segundo o mesmo relatório mais de um quarto das crianças com 1 ano de idade já tem excesso de peso, o que é preocupante.

De acordo com a dietista Margarida Gala (na foto) “a obesidade infantil é de facto um problema de saúde pública, que deve ser tido em conta tanto por profissionais (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dietistas e nutricionistas) porque realmente teremos que atuar na área da prevenção e as crianças vão ser os nossos adultos de amanhã, portanto temos que atuar nas crianças”.

Ouvir aqui Conversa em Dia

Em entrevista à RNA a dietista alerta para a importância de um bom pequeno almoço, “a refeição mais importante do nosso dia”.

Margarida Gala alerta para os perigos para a saúde do excesso de peso, como a diabetes, colesterol e tensão arterial elevados, entre outros.

Os maus hábitos alimentares são os principais responsáveis por anos de vida perdidos, é uma das conclusões do relatório “Portugal – Alimentação Saudável em números 2014”.