GNR de Évora e Universidades de Aveiro, Porto e Évora desenvolvem projecto piloto

gnr_identificao_faunaCom o objetivo de prevenir os acidentes provocados por animais, o Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana desenvolveu o projeto denominado “Preservar a fauna, prevenir a sinistralidade”, tendo como parceiros as Universidades de Aveiro, do Porto e de Évora.

 

Este projecto pioneiro em Portugal tem como principal objectivo realizar um levantamento de todos os animais silvestres encontrados mortos nas estradas do distrito de Évora, vítimas de atropelamentos.

De acordo com o Tenente-Coronel Rogério Copeto da GNR de Évora, “todos os animais encontrados serão inseridos numa base de dados, com identificação do animal, assim como o local, o dia e a hora”.

A informação recolhida é depois sujeita a análise por parte dos investigadores das Universidades, para que as suas conclusões possam contribuir para a preservação da fauna e para a prevenção da sinistralidade rodoviária.

Desta parceria da GNR e das Universidades de Aveiro, do Porto e de Évora vão resultar também algumas acções de formação.

Esta terça-feira tem lugar a primeira ministrada pelas três instituições de ensino superior, e que decorre no Auditório do Comando Territorial de Évora. É destinada a 36 agentes da Guarda e engloba os 33 Comandantes de Posto do Distrito.

Durante o ano de 2015 este projeto piloto será desenvolvido no distrito de Évora, havendo a intenção de o estender a todo o território nacional.