O Centro Distrital de Évora assinou três novos acordos de cooperaçãocom Instituições Particulares de Solidariedade Social no distrito de Évora, que representa um impacto mensal no orçamento da Segurança Social no valor de 11.907,20 euros mensais e anual no valor de 142.886,40.
Estes novos acordos de cooperação vão permitir abrir o equipamento de Estrutura Residencial de Pessoas Idosas da Associação de Idosos da Granja, que se encontra concluído há cerca de três anos e que estava encerrado. Tem capacidade para 20 utentes, sendo que 10 serão comparticipados pela Segurança Social. Sem o apoio do Centro Distrital da Segurança Social de Évora do ISS, IP., que desde a primeira hora determinou como critério de prioridade para a celebração de acordos, a abertura de equipamentos concluídos, não seria possível colocar à disposição da população idosa da freguesia da Granja tal equipamento.
A referida IPSS desenvolve já uma outra resposta social para 15 Utentes Centro de Dia comparticipada pela Segurança Social, no valor de 1.588,20 mensais.
Este equipamento vem dar resposta às necessidades diagnosticadas no concelho de Mourão, face ao índice de envelhecimento, sendo que permitirá a criação/manutenção de 9 postos de trabalho, fundamentais para a fixação de população adulta e jovem.
A Segurança Social comparticipará ainda 14 dos 27 utentes da Estrutura Residencial de Pessoas Idosas da Santa Casa da Misericórdia de Pavia, que se encontra já em funcionamento, com efeitos a partir de outubro do corrente ano.
Será revisto em alta, com abrangência de 100 famílias, o acordo de cooperação atípico celebrado com a Associação Chão dos Meninos no que diz respeito ao acordo para o Centro de atendimento familiar e aconselhamento parental CAFAP – para adequação dos pressupostos do acordo à recente legislação publicada, sendo que o impacto mensal é igualmente significativo.
Segundo a Diretora Distrital de Segurança Social de Évora, Sónia Ramos, foi possível mais uma vez corresponder às necessidades identificadas, a bem do conforto e da qualidade de vida dos cidadãos com mais de 65 anos, segundo os critérios determinados para a celebração de acordos de cooperação, colocando à disposição das populações equipamentos de referência. Assim, o Centro Distrital de Évora dispõe agora de 433 acordos de cooperação celebrados com 144 IPSS, em vigor no distrito, com um impacto orçamental mensal na ordem dos 3 milhões de euros.