Viana do Alentejo assinala centenário da morte de António Isidoro de Sousa

Viana_Alentejo_-_Centenario_de_Antonio_de_SousaNo próximo dia 19 de dezembro, sexta-feira, assinala-se o centenário da morte de António Isidoro de Sousa. Para marcar a data, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo vai depositar uma coroa de flores junto ao busto de uma das figuras ilustres do concelho, numa sessão cívica marcada para as 18h00, na Praça da República, em Viana do Alentejo.

Natural de Viana do Alentejo onde nasceu a 4 de abril de 1843, António Isidoro de Sousa concluiu o curso de “veterinário-lavrador” em 1864, tendo ao longo da sua vida exercido vários cargos. Criou a “Liga dos Lavradores do Baixo Alentejo” e ainda a sociedade cooperativa “União Vinícola e Oleícola do Sul”, em 1892, em Viana do Alentejo.

Deve-se também a António Isidoro de Sousa a criação da Escola – Oficina de Olaria à qual deu o nome do deu pai, Médico Sousa.

António Isidoro de Sousa liderou ainda um movimento municipalista que a 13 de janeiro de 1898 restaurou um conjunto de municípios que tinham sido extintos três anos antes. Entre eles estava o de Viana do Alentejo.

Filho do médico António José de Sousa e de Maria José de Sousa, viria a falecer a 19 de dezembro de 1914.