Dia Internacional dos Voluntários assinalado com sessão em Alcáçovas

Alcacovas_-_Dia_internacional_do_VoluntariadoNo passado dia 5 de dezembro, assinalou-se o Dia Internacional dos Voluntários2014, data proclamada em 1985 pelas Nações Unidas, com o objetivo de promover, incentivar e valorizar o serviço voluntário, cada vez mais importante para ajudar a reduzir as desigualdades sociais.

Para assinalar a data, o Banco Local de Voluntariado (BLV) do Concelho de Viana do Alentejo em parceria com o Núcleo de Voluntariado Social de Alvito e com a Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas, promoveu uma sessão que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, do presidente da Câmara Municipal de Alvito, António João Valério, da presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Sara Pajote, bem como do provedor da Misericórdia de Alcáçovas, António Baguinho.

Durante a sessão que pretendeu dar visibilidade às práticas de Voluntariado, foi apresentado o BLV do Concelho de Viana do Alentejo, criado em dezembro de 2011, resultado de uma parceria formada entre o Município de Viana do Alentejo (Entidade enquadradora) e a Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado e Associação Terra Mãe.

O BLV visa incentivar e fomentar a prática do Voluntariado a favor da comunidade e formar voluntários e agentes institucionais no âmbito da prática do Voluntariado. O BLV tem, nesta altura, cerca de 100 voluntários inscritos, dos quais, mais de 50 estão a exercer voluntariado, sendo a maioria do sexo feminino. Existem atualmente 17 Projetos de Voluntariado desenvolvidos por 9 Entidades locais. São projetos muito diferentes, desde as lojas sociais, apoio a idosos, atividades de tempos livres com crianças, apoio à educação, cultura, património, etc.

Foram ainda apresentadas as boas práticas do Programa de Voluntariado da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas onde uma equipa de voluntários/as colabora regularmente e do Núcleo de Voluntariado Social de Alvito que pretende difundir o Voluntariado no concelho.

A sessão terminou com uma visita institucional às instalações da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas.