«Eu “Retrato” minha terra em imagens» inaugurada hoje em Alcácer do Sal

retrato-alcacerMais de uma dezena de fotografias da autoria de Sérgio Carraça vão estar em exposição no Auditório Municipal de Alcácer do Sal, a partir de hoje. A mostra, que vai ser inaugurada pelas 15h, intitula-se «Eu “Retrato” minha terra em imagens» e revela o concelho de Alcácer sob a perspetiva da lente do fotógrafo alcacerense.

Nas imagens patentes nesta exposição, Sérgio Carraça apresenta trabalhos em que foram aplicadas técnicas como o HDR, onde as zonas com mais ou menos luminosidade são retratadas de uma maneira bastante precisa, e a múltipla exposição, uma técnica onde os negativos ou diapositivos são expostos múltiplas vezes para obter imagens sobrepostas.

Sérgio Carraça nasceu em 1963. Alcácer do Sal é a terra que o viu crescer e onde estudou até ao 9º ano de escolaridade e começou desde muito novo a trabalhar com o seu pai em reparações de eletrodomésticos e TV. A sua profissão e o contacto quase permanente com a mecânica, eletricidade, imagem e som permitiu-lhe desenvolver competências nestas áreas. A fotografia, uma paixão antiga, veio por acréscimo. Autodidata, embarcou na evolução tecnológica e, após diversas leituras para adquirir conhecimentos sobre técnicas fotográficas, começou a utilizar máquinas digitais e ganhou uma nova consciência e forma de ver o mundo. Olhar o céu, as estrelas, a lua, as paisagens do nosso planeta e ver as cores, a luz, o sol, as nuvens e a água são temas que o encantam e que nele desencadeiam uma grande vontade de criar imagens e de fazer mais e melhor através de um hobby que o satisfaz e muito lhe agrada. Foi através das redes sociais que começou a divulgar o seu trabalho, que lhe granjeou muitos elogios da parte de amigos e familiares e um forte incentivo para continuar a apreciar e a registar as vistas de Alcácer do Sal, do estuário do Sado e do nosso Alentejo.

«Eu “Retrato” minha terra em imagens» pode ser visitada todos os sábados, das 15h à meia-noite, até 10 de janeiro.