ATLA: Aprovado Plano de Ação 2014-2020

associacao_transfronteiricaFoi aprovado, esta sexta-feira, 28 de novembro, na sua globalidade e por unanimidadeo Plano de Ação 2014 – 2020, na Assembleia Geral da ATLA realizada durante a Feira do Montado, que juntou os municípios e ayuntamientos de Alqueva seus associados.

O documento agora apresentado e aprovado incorporou as recomendações decorrentes da apresentação pública do mesmo realizada a 7 de Novembro em Mourão e os contributos decorrentes de um conjunto de reuniões com entidades regionais ocorridas entretanto.

O Plano de Ação 2014-2020 foi construído, tendo por base a vocação e especialização deste território, com a participação ativa dos seus parceiros em todas as fases que antecederam a sua apresentação e incorpora os objetivos temáticos e prioridades de investimento definidas pela Comissão Europeia para o próximo Quadro Comunitário de Apoio. Para tal foram definidos seis pressupostos que refletem um conjunto de ações integradoras divididas por quatro eixos: Ações Transversais, Eixo 1 – Ambiente e Ordenamento do Território, Eixo 2 – Inovação, Empreendedorismo e Competitividade, e Eixo 3 – Turismo. 

A concretização do Plano de Ação assenta na utilização dos fundos disponíveis no Programa Operacional da Região do Alentejo, nos programas transfronteiriços, transnacionais e inter-regionais, e outros programas comunitários disponíveis, mas também na abordagem dos programas plurifundos. 

A ATLA assume e reforça assim o seu papel ativo na gestão territorial integrada de Alqueva e o desejo de potenciar o desenvolvimento deste território marcadamente rural, que possui uma identidade muito própria, um capital humano genuíno, recursos naturais e patrimoniais de elevado valor, e um elevado potencial na agricultura e agro-indústria, no turismo e nas indústrias não poluentes.