Os medicamentos prescritos no âmbito do Serviço Nacional de Saúde e com comparticipação do Estado vão ficar mais baratos já em 2015.
No total, o Estado deverá poupar cerca de 15 milhões de euros diretamente com as reduções e os utentes sete milhões de euros. O anúncio foi feito pelo presidente do Infarmed.
Segundo o mesmo responsável a redução decorre da mudança dos países que servem de base aos preços praticados em Portugal. O preço dos medicamentos comparticipados no país é estipulado através de uma metodologia de comparação com os valores praticados noutros Estados-membros da União Europeia seleccionados e que são revistos anualmente. Para o ano, Portugal vai passar a comparar-se com Espanha, França e Eslovénia – que pelos preços inferiores que têm vão ter influência nos valores portugueses que vão acabar por descer e já no próximo ano.