Novos casos de Legionella identificados no dia de ontem

LegionellaA Direção-Geral de Saúde procedeu esta terça-feira à atualização dos números relacionados com o surto de Legionella. Até ao momento há registo de 278 casos e 5 mortes. Desde segunda-feira foram reportados 45 novos casos, todos com ligação ao surto de Vila Franca de Xira.

Além destes casos, foram ainda conhecidos no dia de ontem mais dois casos, um em Angola e outro no Peru. As pessoas terão adoecido já no seu país de origem, depois de terem passado pela zona de Vila Franca de Xira.

Até ao momento há registo de cinco mortes: quatro no Hospital de Vila Franca de Xira e um no Centro Hospitalar Lisboa Norte.

Recorde-se que a bactéria Legionella foi detetada na sexta-feira no concelho de Vila Franca de Xira e todos os casos têm ligação epidemiológica com o surto deste concelho. No sábado, o Ministério da Saúde anunciou um plano de contingência para lidar com o surto e iniciou-se um inquérito epidemiológico.

Quanto aos sintomas são os mesmos de uma pneumonia: tosse, febre e dificuldades respiratórias, e pode ser tratado com antibióticos.