Legionella: Quatro mortos confirmados

LegionellaQuatro mortos, 160 casos confirmados de legionella a maioria dos quais no concelho de Vila Franca de Xira.

A legionella é uma bactéria que vive em ambientes aquáticos naturais, como a superfície de lagos, rios, águas termais, tanques. Entre os locais de risco estão também os sistemas artificiais de abastecimento e rede de distribuição de água de cidades, torres de refrigeração, instalações como duches, sistemas de ar condicionado, humidificadores ou fontes.

A bactéria não se transmite de pessoa a pessoa, nem pela ingestão de água contaminada. A infeção transmite-se por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água (aerossóis) contaminadas com bactérias, o que poderá acontecer através da utilização de jacuzzis, hidromassagem e chuveiros devido à pressão exercida pela saída da água.

As autoridades de saúde pediam que, nas zonas afetadas, a população optasse por um banho sem duche e evitasse a “grande pressão” das torneiras pelo menos até que seja identificada a fonte da infeção por legionella. A Direcção-Geral da Saúde aconselha a que se coloque a cabeça do duche numa solução de água com lixívia.

A doença atinge especialmente os fumadores, sendo que há outros factores de risco como a idade, já que afeta preferencialmente pessoas com mais de 50 anos de idade, ou a existência de doenças respiratórias.

A bactéria afeta duas a três vezes mais homens do que mulheres, e são raros os casos em crianças.

Quanto aos sintomas são os mesmos de uma pneumonia: tosse, febre e dificuldades respiratórias, e pode ser tratado com antibióticos.

O Ministério da Saúde anunciou ontem que já foram tomadas algumas medidas apesar de ainda não estar identificado o foco da doença. Quatro torres de refrigeração de empresas foram encerradas e foi feito o reforço de cloro na água da rede pública, para além de vistorias a centros comerciais e hotéis.

A Autarquia de Vila Franca de Xira tomou também medidas preventivas. As piscinas municipais de Póvoa de Santa Iria, do Forte da Casa e Vialonga, os concelhos mais afetados com legionella não irão abrir e vão ser também encerrados os pavilhões desportivos destas três freguesias.

A legionella tem um período de incubação de 2 a 10 dias pelo que ainda poderão surgir novos casos nos próximos dias.

Neste momento há 160 casos confirmados em 180 casos suspeitos. Vinte e quatro pessoas estão internadas nos cuidados intensivos e a doença já fez quatro mortos.