Reguengos de Monsaraz apresenta “Monsaraz na Rota das Judiarias Portuguesas”

Casa_da_InquisioO Município de Reguengos de Monsaraz apresenta este domingo, pelas 10h30, na Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz, o projeto “Monsaraz na Rota das Judiarias Portuguesas / Casa da Inquisição – Centro Interativo”.

O projeto será desenvolvido no âmbito da candidatura Rotas de SEFARAD: valorização da identidade judaica portuguesa no diálogo interculturas”, promovido pela Rede de Judiarias de Portugal com o apoio do governo da Noruega, através do mecanismo financeiro do espaço económico europeu 2009-2014 e do protocolo assinado entre os European Economic Area Grants e o Estado português. 

O Centro Interactivo da Casa da Inquisição, deverá estar concluído em 2016 e pretende dar a conhecer à comunidade e aos turistas a memória judaica em Monsaraz, dentro de uma perspetiva de multiculturalismo dos povos e das religiões. 

Através deste centro interativo poderá também desenvolver-se e aprofundar-se a investigação científica histórica, preservar e valorizar o património cultural, colaborar na constituição de núcleos museológicos temáticos relacionados com a riqueza histórica e patrimonial de Monsaraz e divulgar e promover a riqueza patrimonial e paisagística da região. Após a adaptação da Casa da Inquisição, o centro interativo ficará com uma área sobre o património e a história de Monsaraz e diversas salas temáticas. 


O Centro Interactivo da Casa da Inquisição terá também um gabinete de trabalho e de receção para investigadores e estudantes que ambicionem aprofundar os seus conhecimentos sobre algumas temáticas expostas, num espaço de trabalho e de pesquisa, gerador de conhecimento e de informação. Por fim, o Espaço Passado/Futuro, pretende ser uma janela de esperança e de paz entre as religiões. Com recurso a imagens fortes (inquisição, holocausto, guerras e conflitos religiosos), expostas de forma a recordar o “Muro das Lamentações”, tem como objetivo mostrar o sofrimento que o povo judaico tem passado ao longo da história.