Posto médico de S. Cristóvão vai continuar em funcionamento

posto_medico_s.cristovaoA extensão de Saúde de São Cristóvão não vai encerrar e vai voltar a funcionar com regularidade. A garantia foi dada em reúnião que juntou representantes da Junta de Freguesia de São Cristóvão, Administração Regional de Saúde, Agrupamentos de saúde do Alentejo Central e do Centro de Saúde de Montemor-o-Novo, Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Montemor-o-Novo e Autarquia local.

Nesta reunião que decorreu na cidade de Évora foram transmitidas as preocupações da população de São Cristóvão, nomeadamente a irregularidade nas consultas médicas e as falhas no sistema informático que serve de apoio e suporte ao trabalho dos profissionais de saúde.

Recorde-se que na base da contestação da população estava o facto de o posto médico ter deixado de receber regularmente um profissional de saúde por falta de recursos humanos, e na altura foi assegurado em reunião pela então Directora do Centro de Saúde de Montemor-o-Novo que a situação seria provisória, mas sem avançar uma data para a reposição da normalidade. Esta situação deixou a população em “alerta porque muitas vezes estas situações poderão ser aproveitadas para o encerramento destes pequenos postos médicos”, disse anteriormente Telmo Caldeira, Presidente da Junta de freguesia de São Cristóvão à Rádio Nova Antena.

Na reunião do passado dia 27 de Outubro Teresa Almeida, a Coordenadora do Agrupamentos de saúde do Alentejo Central e do Centro de Saúde de Montemor-o-Novo, revelou que foram dadas ordens para que se regularizassem as consultas em São Cristóvão, como nos disse Telmo Caldeira, Presidente da Junta de freguesia de São Cristóvão.

De acordo com Telmo Caldeira, foi garantido que o posto médico vai voltar a funcionar dentro da regularidade, ou seja, dois dias por semana, e que será enviada uma técnica para averiguar qual o problema com o sistema informático na extensão de saúde.

No passado dia 19 de Outubro foi realizada uma concentração de protesto da população para exigir o funcionamento regular da extenção de saúde em são cristóvão e evitar o seu eventual encerramento, algo que não se vai verificar.

A população de São Cristóvão volta assim a partir da próxima semana a ter consultas regulares no posto médico da aldeia, tendo ainda sido garantido que a extensão de saúde não vai encerrar.