Cante alentejano homenageado em Reguengos de Monsaraz

Alentejo_AlentejoO ciclo de espetáculos Outubro Mês da Música vai homenagear o cante alentejano na sexta-feira, dia 24 de outubro, pelas 21h, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, com a exibição do documentário “Alentejo, Alentejo” e atuações de grupos corais. O documentário realizado por Sérgio Tréfaut surgiu no âmbito da candidatura do cante a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO e venceu o prémio de melhor filme português no festival internacional de cinema independente IndieLisboa 2014.  

Este trabalho cinematográfico, que teve estreia nacional há cerca de um mês, pretendeu, através de uma viagem pelo Portugal contemporâneo, refletir o modo musical único que o cante possui e o traço identitário que o liga à região do Alentejo.

Os documentários de Sérgio Tréfaut foram exibidos em mais de 40 países e receberam diversos prémios internacionais, como por exemplo “Lisboetas”, que foi o primeiro documentário português a estar três meses consecutivos em cartaz no circuito comercial, mas também “Outro País”, “Fleurette” e “A Cidade dos Mortos”.

Além da projeção do filme, a noite de sexta-feira será também preenchida com as atuações do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, grupo os Bel´Aurora e do Grupo Gente Nova de Campinho. O ciclo de espetáculos vai encerrar no dia 25 de outubro, às 17h, com o concerto da Banda da Armada, no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições.