Eleitos da Câmara Évora visitaram freguesias

CaminhosvoraOs eleitos com pelouros da Câmara Municipal de Évora, acompanhados pelos responsáveis da União de Freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras, percorreram, durante todo o dia de Sábado (18), a área respeitante à Horta das Figueiras, para contactar com a população local.

Falar olhos nos olhos com os munícipes, ouvir as suas preocupações, críticas, propostas e aspirações, constituem o objetivo desta forma de gestão aberta e participada que a autarquia está a implementar desde o início do mandato. Os responsáveis políticos consideram que, desta forma, é mais fácil procurar as melhores soluções para os problemas e contribuir para um maior desenvolvimento e justiça nas freguesias e no concelho.

Ao longo do dia, os habitantes dos bairros da Horta das Figueiras, Almeirim, Alcaide e Torregela, tiveram oportunidade de transmitir as suas inquietações ao Presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, bem como aos vereadores Élia Mira, Eduardo Luciano e João Rodrigues, sempre acompanhados por José Russo, presidente da União de Freguesias. A resolução de questões relacionadas com a limpeza pública, o escoamento de águas pluviais, a manutenção de mobiliário urbano, estacionamento, trânsito e passadeiras, ou a necessidade de corte de árvores, foram alguns dos variados problemas identificados pelos moradores.

No final da jornada e, em jeito de balanço, o presidente da Câmara assegurou, durante uma reunião com a população na sede da junta de freguesia, que “todas as questões colocadas terão resposta.” Carlos Pinto de Sá assume ser esse o único compromisso possível de assumir, realçando “as dificuldades resultantes na resolução de alguns problemas decorrentes da complicada situação financeira existente.”

Esta ação “Pelos Caminhos do Concelho, ao Encontro das Populações” serviu, neste dia, para assinalar o primeiro ano de funções do atual executivo camarário.

Aproveitando a ocasião, o autarca eborense, descreveu a situação atual do município, apontando o negócio das Águas do Centro Alentejo como exemplo de questões de urgente resolução face aos problemas financeiros existentes. Ao invés, Carlos Pinto de Sá informou que já houve acordo com a Trevo – empresa de Transportes de Évora – para renegociação do contrato. A abertura, para os primeiros dias de Novembro, do ÉvoraTech – Centro de Ideias e Negócios de Évora – que se constitui como a primeira infraestrutura do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA), foi outra boa notícia dada pelo edil.

Recorde-se que, ao longo do atual mandato, a iniciativa “Pelos Caminhos do Concelho, ao Encontro das Populações”, já levou os eleitos da Câmara Municipal a várias freguesias, nomeadamente Guadalupe e Valverde, N. Sr.a e S. Miguel de Machede e Graça do Divôr.