População de S. Cristóvão em luta pelo funcionamento regular do posto médico

defesa_posto_medico_s_cristovao

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Montemor-o-Novo exigiu ontem em concentração de protesto, a reposição do “funcionamento regular” da extensão de Saúde de São Cristóvão.

Em causa está o facto de o posto médico ter deixado de receber regularmente um profissional de saúde por falta de recursos humanos.

De acordo com Telmo Caldeira, Presidente da Junta de freguesia de S. Cristóvão, foi assegurado em reunião pela então Directora do Centro de Saúde de Montemor-o-Novo que a situação é provisória, mas sem avançar uma data para a reposição da normalidade.

Segundo Telmo Caldeira, esta situação deixou a Comissão de Utentes e Junta de Freguesia “alerta porque muitas vezes estas situações poderão ser aproveitadas para o encerramento destes pequenos postos médicos”.

defesa_posto_medico_s_cristovao_2

Anteriormente e de acordo com o que era o funcionamento regular da extensão de saúde, as consultas tinham lugar todas as semanas às terças e quintas-feiras, situação que de momento não se verifica.

Devido à baixa médica da administrativa que acompanhava a médica a São cristóvão, as consultas ocorrem “uma vez por semana mas não todas as semanas”, o que para o Presidente da Junta de freguesia de S. Cristóvão é uma agravante que não ajuda em nada a população idosa.

Por estar a mais de 20 kms da sede de concelho, o Presidente considera a distância e a deficiente rede de transportes públicos as principais dificuldades para que os habitantes da freguesia recebam os devidos cuidados médicos.

A concentração de protesto juntou ontem população, comissão de utentes e autarcas para exigir o funcionamento regular da extenção de saúde em são cristóvão e evitar o seu eventual encerramento.

Para além desta acção de protesto foi ainda solicitada uma reunião com carácter de urgência à Administração Regional de Saúde em Évora que foi entretanto desmarcada por telefone e sem nova data agendada.

Fotos: Junta de Freguesia de São Cristóvão