Termina hoje a operação Idosos em Segurança, levada a cabo pela Guarda Nacional Republicana. No âmbito desta operação tem vindo a ser desenvolvido um conjunto de ações de sensibilização direcionadas à população idosa.
Nesta operação são transmitidos conselhos sobre procedimentos de segurança, no sentido de prevenir situações de burla e furto em residências, com o objetivo de potenciar o sentimento de segurança como disse à RNA o Major Rogério Copeto da GNR de Évora.
No decorrer da operação, os 3761 militares dos Núcleos Idosos em Segurança (NIS) têm vindo a realizar diversas ações de sensibilização, através de contactos pessoais e ações em sala, no decorrer das quais são transmitidos e distribuídos folhetos com conselhos de segurança e cartões magnéticos com o contacto do Núcleo correspondente à área de residência.
Durante a operação Censos Sénior 2014, realizada entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro, foram sinalizados no distrito de Évora 2.650 idosos. Destes 1.362 vivem sozinhos, 780 vivem isolados e 276 vivem sozinhos e isolados. 232 idosos, não enquadrados nas situações anteriores por habitarem juntos ou por não se encontrarem isolados, vivem contudo numa situação de vulnerabilidade acentuada, considerando as suas limitações físicas e/ou psicológicas.
O concelho no distrito onde se registaram mais situações de isolamento foi o de Montemor-o-Novo com 758 pessoas nesta situação.