GNR leva a cabo Operação Idosos em Segurança

operacao_idosos_em_seguranca_gnrA Guarda Nacional Republicana promove até dia 19 de outubro, um conjunto de ações de sensibilização direcionadas à população idosa.

Nesta operação serão transmitidos conselhos sobre procedimentos de segurança, no sentido de prevenir situações de burla e furto em residências, com o objetivo de potenciar o sentimento de segurança.

Durante a operação, os 3761 militares dos Núcleos Idosos em Segurança (NIS) vão realizar diversas ações de sensibilização, através de contactos pessoais e ações em sala, no decorrer das quais serão transmitidos e distribuídos folhetos com conselhos de segurança e cartões magnéticos com o contacto do Núcleo correspondente à área de residência.

Durante a operação “Censos Sénior 2014”, realizada entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro, foram sinalizados no distrito de Évora 2.650 idosos. Destes 1.362 vivem sozinhos, 780 vivem isolados e 276 vivem sozinhos e isolados. 232 idosos, não enquadrados nas situações anteriores por habitarem juntos ou por não se encontrarem isolados, vivem contudo numa situação de vulnerabilidade acentuada, considerando as suas limitações físicas e/ou psicológicas.

O concelho onde se registaram mais situações de isolamento foi o de Montemor-o-Novo com 758 pessoas nesta situação.