Sanimilho otimização da produção de milho prevenindo a cefalosporiose é o nome do projeto do PRODER que está em curso neste momento nesta estação experimental onde decorreu no passado dia 24 de setembro, um dia de campo, muito participada por promotores, empresários do setor e produtores.
Este projeto vem na sequência do protocolo estabelecido entre o INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), a ANPROMIS (Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo) e a Terramilho Agrupamento de Produtores de Cereais. Participam também neste ensaio várias empresas desta área de negócio, disponibilizando as sementes, fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos necessários para os devidos testes. A Estação Experimental, conta com cerca de 10hectares e Sanimilho é o projeto estreia após a assinatura deste protocolo técnico cientifico, que se pretende que seja replicado noutras zonas do país.
O Estado fez-se representar pelo Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, que salientou a importância do conhecimento, da investigação, para a área de produção agrária.
Um projeto muito importante para o concelho de Coruche, que possuí uma área considerável desta cultura, cerca de 4.300 hectares, sendo Santarém o distrito com maior área de produção de milho no país. Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira a lezíria é uma importante área de produção agrícola no Ribatejo e por isso é importante que se definam políticas que visem o aproveitamento das infraestruturas existentes mas também parcerias entre Estado, Autarquias, Associações com vista a contornar as principais dificuldades no setor primário. Este projeto é um marco para a economia local assim como para toda a agricultura de regadio do Vale do Sorraia.