“Os Verdes” questionam sobre acidentes com tratores agrícolas

tractoresO grupo parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República um conjunto de perguntas em que questiona o Governo, através do Ministério da Agricultura,sobre o que consideram ser o “número elevado” de acidentes com tratores agrícolas.

Em declarações à RNA, Miguel Martins, dirigente do partido, explicou que “entre janeiro de 2013 e julho de 2014 a GNR registou, no continente, a ocorrência de 256 acidentes dos quais resultaram 122 vítimas mortais e 83 feridos graves, sendo que a maioria destes acidentes ocorreu em propriedade privada.

De acordo dados fornecidos à RNA pelo Comanto Territorial de Évora da GNR, no distrito foram registados 7 acidentes com tractores entre janeiro de 2013 até julho de 2014, tendo como consequência 1 ferido grave.

Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Portugal é dos países europeus com a taxa de mortalidade mais elevada envolvendo acidentes com tratores. A mortalidade é oito vezes superior aos acidentes com veículos ligeiros e camiões”.

Pelos motivos apresentados, “Os Verdes” questionam o Ministério da Agricultura sobre o número elevado de acidentes com tratores agrícolas.

“Que ações tem sido efetivamente desenvolvidas pelo Ministério no sentido de reduzir a sinistralidade e mortalidade envolvendo tratores agrícolas? ; De 2007 a 2013 qual o valor gasto pelo Ministério da Agricultura e do Mar com a prevenção da sinistralidade envolvendo tratores agrícolas?; De 2007 a 2013 quantos cursos de Operadores de Máquinas Agrícolas foram homologados pelo Ministério? Quantos formandos com mais de 65 anos participaram nestes cursos?; O Ministério tem acompanhado à posteriori as pessoas que frequentaram cursos de O.M.A. homologados? Se não, tem no futuro intenção de acompanhar os antigos formandos?; Caso existam registos, dos acidentes ocorridos entre 2000 e 2013 envolvendo tratores agrícolas, quantas vítimas tinham frequentado um curso O.M.A homologado, ou participado em ações de prevenção?; Que medidas a curto prazo estão previstas para reduzir a sinistralidade e mortalidade envolvendo tratores agrícolas?; Quais as medidas e respetivo valor previsto no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020) para a substituição de tratores e maquinaria agrícola com mais de 10 anos?