Alunos de Cabrela e Brotas com início de ano lectivo diferente

escolas_primariasJá teve início o ano lectivo 2014/2015 em todo o país, num arranque que este ano foi diferente para as crianças de Cabrela no concelho de Montemor-o-Novo, e de Brotas no concelho de Mora.

Com o anúncio do Governo do encerramento de 311 escolas do ensino básico em todo o país, são muitas as localidades que viram encerrados os estabelecimentos escolares e a deslocalização dos alunos para outras escolas em freguesias vizinhas.

Em Cabrela já se nota a falta de crianças na escola, uma situação que de acordo com Paula Martins, Presidente da Junta de freguesia é acima de tudo “triste”.

A escola de Brotas, agora encerrada viu os seus alunos seguir os seus estudos na sede do concelho em Mora. Hugo Carreiras Vereador da Educação da autarquia fala em “ginástica” para conseguir fazer o transporte das crianças sem encargos para os pais.

Os alunos de Cabrela frequentam agora a escola em Vendas Novas e os de Brotas na sede do concelho em Mora.

No total foram 35 as escolas a fechar portas no Alentejo, 12 são no distrito de Évora, entre elas as escolas de São Miguel de Machede e Torre de Coelheiros, no concelho de Évora, as escolas de Ilhas e S. Pedro da Gafanhoeira, no concelho de Arraiolos, a escola dos Campos dos Infantes, no concelho de Vendas Novas, a Escola de Brotas, no concelho de Mora, as escolas de S. Bartolomeu do Outeiro e Vera Cruz, no concelho de Portel e as escolas de Nora e Orada, no concelho de Borba.