Montemor-o-Novo e Évora promovem troca de manuais escolares

manuais_escolaresA cerca de um mês do início do novo ano letivo, pais e encarregados de educação fazem contas e começam a pensar em adquirir os manuais escolares para as crianças e jovens.

A compra de manuais escolares obriga, todos os anos, pais e encarregados de educação a despesas adicionais nos meses de agosto e setembro.

Há no entanto alternativas à compra dos manuais que poderão ser aproveitadas pelas famílias mais carenciadas.

Em Montemor-o-Novo, a União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras está a promover mais uma campanha de troca de livros, dando continuidade a uma iniciativa que já vem de anos anteriores. Esta campanha, que prevê a entrega de manuais usados para que possam ser reaproveitados irá prolongar-se até 15 de setembro.

Também em Évora está a decorrer uma iniciativa semelhante, trata-se de mais uma edição do projeto Banco de Manuais Escolares, dinamizado pela Câmara Municipal. Esta é uma campanha dotada de um forte carácter solidário e ecológico, uma vez que, os livros mais antigos, que são entregues e já não estão em vigor nos estabelecimentos de ensino, são entregues ao Banco Alimentar que no âmbito da sua campanha “Papel por Alimentos” os envia para reciclagem obtendo 100 euros por cada tonelada de papel.