INE: Taxa de desemprego desce para os 13,9%

centro_empregoO Instituto Nacional de Estatística anunciou uma descida da taxa de desemprego, registada no segundo trimestre deste ano. A taxa de desemprego em Portugal situa-se agora nos 13,9%, ou seja, – 2,5% que em igual período do ano passado e -1,2% relativamente ao valor registado no 1.º trimestre de 2014.

A população ativa diminuiu também em 0.9 pontos percentuais, relativamente ao período homólogo de 2013.

De acordo com dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística a queda do número de desempregados registou-se em todos os grupos etários, particularmente na faixa etária entre os 35 e os 44 anos. No que diz respeito ao género, é entre os indivíduos do sexo masculino que se regista uma maior queda.

Registou-se igualmente entre Abril e Junho de 2014 a redução do número de desempregados com nível de escolaridade completo correspondente no máximo ao 3.º ciclo do ensino básico e a redução de população desempregada à procura de novo emprego.

Quanto ao desemprego entre os jovens registou uma queda de 8,6%, relativamente ao período homólogo do ano passado.

Também o desemprego de longa duração manteve a tendência de queda no  segundo trimestre, tendo caído para os 9,4%.

A população empregada, por seu lado, aumentou 2% tanto em termos homólogos  como em termos trimestrais.

De acordo com dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística, em termos da distribuição do desemprego nas diferentes regiões do  país, verifica-se que os Açores e a Madeira são as regiões com uma taxa  de desemprego mais elevada, de 16% e 15,7%, respetivamente.

 Com uma taxa de desemprego acima da média nacional estão também  as regiões de Lisboa (15,1%), Norte (15%) e o Alentejo (14%), ao passo que  o Algarve (13,5%) e o Centro (10,4%) foram as regiões que apresentaram uma  menor taxa de desemprego, ficando abaixo da média.