BES dá lugar a Novo Banco a partir de hoje

carlos_costa_banco_portugalCarlos Costa, Governador do Banco de Portugal anunciou ao final da noite deste domingo que o Banco Espírito Santo dará lugar a um Novo Banco. Terá 4,9 mil milhões de euros de capital: 500 milhões pela linha de resolução e 4,4 mil milhões pela linha da ‘troika’.

A nova solução, que ficará com os ativos ‘limpos’ não se chamará BES, mas sim “Novo banco”. O nome muda já a partir de hoje. Os logótipos do novo banco deverão mudar durante os próximos dias. Costa veio tentar tranquilizar os depositantes.

Depois de uma série de reuniões que se intensificaram durante os dias de sábado e domingo, Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, apresentou o novo desenho do BES num anúncio ao país.

Desde quinta feira passada que o Banco de Portugal e a administração do BES tentavam uma solução, enquando as ações entraram em queda livre. As reuniões intensificaram-se pois estava encontrado o modelo escolhido pelo Estado para salvar o BES da insolvência.

A exposição ao Grupo Espirito Santo destruiu o BES que apresentou 3.6 mil milhões de prejuizos no primeiro semestre deste ano, com alegadas responsabilidades para a anterior Administração que continuou a expor o BES aos risco do Grupo familiar que entrou em incumprimento e se encontra insolvente.