No próximo dia 8 de agosto, pelas 18h00, é inaugurada no Castelo de Viana do Alentejo, a exposição Chocalhos Pardalinho … a tradição de um povo. Tradição secular, a arte chocalheira tem na freguesia de Alcáçovas a sua maior expressão. Em 1913 eram 13 as famílias que se dedicavam ao fabrico do chocalho.
São também dessa altura as origens da atual Oficina Pardalinho. A tradição passou de pai (José Luís Maia) para filho (Guilherme Maia) a que se juntou também Francisco Cardoso, atuais proprietários da empresa e também eles mestres chocalheiros.
Fabricados artesanalmente, os chocalhos chegam hoje em dia a todo o país e também a vários países europeus. Existe uma grande variedade de chocalhos, variando no modelo, tamanho e utilização. No entanto, picadeiro e reboleiro são dois dos exemplos de chocalhos mais procurados na região.
E é esta arte secular, cuja candidatura à lista do património cultural imaterial foi aceite pela UNESCO, em Paris, desenvolvida pelas mãos hábeis de dois jovens empreendedores que vai estar patente ao público até 5 de outubro, entre as 10h00 e as 13h00, e das 14h00 às 18h00.
A exposição é organizada pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia local e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.