O Grupo mineiro canadiano Colt Resources, que está a explorar as minas de ouro na região de Boa-Fé / Montemor-o-Novo, vai arrancar com a produção de ouro já no final de 2015.
Em marcha está um plano de investimentos que deverá atingir 150 milhões de euros mas a empresa está dependente de financiamento, razão pela qual procura estabelecer novas parcerias. Em Portugal, a Teixeira Duarte é uma das principais accionistas da Colt Resources.
A Colt Resources iniciou os trabalhos de pesquisa de ouro em 2010 no Escoural, concelho de Montemor-o-Novo. Segundo a estimativa da empresa independente SRK Consulting, o teor médio de ouro é de 1,57 gramas por tonelada em dois depósitos da concessão da Boa Fé, o que implica a existência de 214 mil onças (seis toneladas) do metal dourado.
Os projectos de mineração são, por norma, muito dispendiosos. Razão pela qual as empresas de mineração procuram investidores para angariar financiamento. Assim sendo, além da portuguesa Teixeira Duarte, a Colt Resourses está em conversações com possíveis parceiros em todo o mundo.