Cientistas e estudantes em observações hidro-metereológicas no Alqueva

ALEX_alquevaEstá a decorrer desde segunda-feira uma campanha de observações hidro-metereológicas em Alqueva, intitulada ALEX 2014 (Alqueva hydro-meteorological Experiment).

Até sexta-feira vão estar em Alqueva cerca de 20 cientistas e 20 estudantes de pós-graduação de diferentes áreas, que vão levar a cabo um conjunto de medições na água e na atmosfera.

Os dados recolhidos vão ser depois utilizados para diversos estudos, tendo por base melhorar o conhecimento sobre as características e a composição da atmosfera e água da albufeira bem como as interações entre os dois sistemas, em particular sobre o impacto da albufeira na atmosfera e no clima e sobre os efeitos das variáveis meteorológicas na qualidade da água. Neste período vão ser lançados balões meteorológicos.

Em paralelo com a ALEX 2014, decorre em Alqueva, mais especificamente no Alqueva Hostel, umworkshop em observações em Ciências da Atmosfera e da Água. Este workshop conta com a participação de investigadores reconhecidos, portugueses e estrangeiros.

Esta campanha tem a organização conjunta do Centro de Geofísica de Évora da Universidade de Évora (CGE-UE) e da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).