Abana Viana chegou ao final com balanço positivo

Abana_Viana_2014Chegou ao fim a 4ª edição do Abana Viana Festival Jovem 2014. Durante 3 dias, de 11 a 13 de Julho, a Quinta da Joana, em Viana do Alentejo, voltou a ser palco de muita música e atividades desportivas.

Destaque também para o número de jovens (110) que durante o fim-de-semana estiveram acampados na Quinta da Joana, no decorrer do festival.

O primeiro dia do festival ficou marcado, como é hábito, pelo IV Concurso de Bandas de Garagem que trouxe ao palco Pop & Rock “Mendigos & Ladrões”, “The Holygators” e “The Garlic Naan Band”, estes últimos a vencerem a edição deste ano. A noite terminou ao balanço do reggae com “Maffa Jaffa”. Pela noite fora houve ainda After Hours com Dj Mike T e Dj Angelita ft. Jessica Pina (Live Act de Trompete).

Duas bandas encheram a noite de sábado – “Boca Doce” e “The Vertical Transmission” – esta última vencedora do Concurso de Bandas de Garagem, em 2012. Para os mais resistentes, pela noite dentro, houve animação com o Dj Lorenzo, no Sound Spot. Para além das habituais tasquinhas houve ainda um conjunto de outras atividades como prova de atletismo, workshop de Dj’s, pool party e ainda uma mega aula de zumba.

Novidade nesta edição foi o Alcokart, um projeto que pretende sensibilizar os jovens para o perigo da condução sob o efeito de álcool ou outras substâncias. Durante dois dias, os jovens puderam conduzir um kart elétrico e tomar contacto com os perigos reais deste tipo de práticas. De realçar ainda o Ponto Prevenção +, uma parceria entre a Unidade de Cuidados na Comunidade de Viana do Alentejo e a Terras Dentro, e que pretendeu alertar os jovens para comportamentos aditivos, com a distribuição do Kit “Sobrevivência a Festivais” e muita informação. De realçar igualmente o Torneio de Futsal Bairros do Concelho que contou com a participação de 6 equipas, nesta fase final, tendo saído vencedora a equipa do Altinho, de Viana do Alentejo.